sábado, 17 de julho de 2010

Conceitos Judaicos

Shalom alekhem!

Minha proposta inicial ,já há algum tempo, é de nos esforçarmos em reaver toda estrutura
TORATEICA, digo, em nossas mentes, de que realmente as interpretações rabínicas e talmúdicas tem uma função sem preço nesta vida: reconhecer a única forma de se achegar ao CRIADOR, bendito seja Seu Nome.
Mas, o que uma interpretação feita há milênios tem a ver com a época em que vivemos?
Muito.
A Sabedoria judaica e os ensinamentos de grandes mestres nos remetem ao conhecimento de causa do porque vivemos em busca do Divino. Não há homem sobre a face da terra que não tenha esta vontade, mesmo que ela não seja um absoluto em sua vida.

Conceitos Judaicos são tudo que permeia a vida na comunidade Judaica, seja física (uma sinagoga, por exemplo), ou espiritual (aqueles que desejam a
TORÁ). Hoje, vemos muitos movimentos que tentam vislumbrar a vida judaica, contudo sem ter estes conceitos que iremos conhecer com o tempo. Tentam de toda maneira se adequar com uma 'judaicidade perdida', contudo refutam, sem conhecer, estes mesmos conceitos.

Mas, quais
CONCEITOS JUDAICOS abordaremos? Todos os que possam de qualquer maneira desvirtuar o TANAKH, dando a ele imagem dupla. Ídolos em forma de fé, homens deuses, anjos caídos, morte, vida, criação, corpo humano, nuvem, vóz, reviver, messianismo. Tudo que contenha a nefesh yehudi, uma alma judaica, esta estaremos colocando em seu devido lugar, alertando a quem quer que seja e queira conhecer a verdadeira verdade.

Não é proselitismo de forma alguma, pois a racionalidade judaica é conhecimento. Assim como HaShem colocou em nossa frente a Ets haDaat, a Árvore do Conhecimento, do que é bom, e do que é mal, desta forma espero poder passar este mesmo para quem deseja. Noach, o maior profeta Adâmico conquistou a Sabedoria, tornou-se um profeta, um sacerdote. Conquistou tamanha confiança perante HaShem, que depois de Moshê, é o único ser que pôde dar leis aos homens de justa posição, dentro da idoneidade do Judaísmo.


Eu, Darley, definidamente sefaradita, contudo sem deixar de lado qualquer das vertentes mais antigas do Judaísmo, tenho muito que conhecer. HaShem shebashamayim, seja o condutor deste trabalho, e que em nossos dias, se Ele quiser, tenhamos o advento de Mashiach, e que todo israel conheça seu Mestre em pessoa.

Amigos e estudantes, sejam todos muito bem vindos.
Como dizemos a milênios em nossa saudação:
SHALOM!


3 comentários:

  1. Boa iniciativa Darley, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É pra eu me sentir em casa?????
    Aquí estou.

    ResponderExcluir
  3. Meninas,espero poder lhes passar os conceitos básicos do Judaísmo. Nada pode ser colocado goela abaixo, mas com boa vontade e empenho, podemos chegar lá. Sejam benvindas, Baruch Rabá!

    ResponderExcluir